segunda-feira, 15 de junho de 2009

TV Digital

Foi em 1987 que surgiu o ACATS (Adivisory commitee on advanced television, que decidiu desenvolver um sistema totalmente digital, recebendo o nome DTV (Digital Television).
A TV Digital é uma nova tecnologia de transmissão dos sinais, ou seja, é a melhoria da qualidade de som e imagem das TVs analógicas. Além da imagem, outra vantagem é a interação, os telespectadores poderão interagir com a televisão como se estivessem navegando na internet. Na TV analógica o som é estério onde o sinal é transmitido pelo ar através de ondas magnéticas, já no sistema digital, as imagens e som são digitalizados e transformados em bits. Foram pesquisados e produzidos vários padrões de codificação digital, que deram origem, por exemplo:
Padrão Europeu – DVB - Lançado oficialmente em 1993, tornando a Inglaterra no país que mais consolidou esse padrão, já possuindo mais de 1 milhão de usuários. Na sua Transmissão é utilizada a modulação COFDM, cuja taxa de transmissão varia entre 5 a 31,7 Mbps.
Padrão Americano – ATSC - Em funcionamento desde 1998, o padrão americano utiliza uma modulação de 8-VSB, possuindo uma taxa de transmissão de 19,8 Mbps, ocupando uma largura de banda de 6,7 ou 8 MH2.
Padrão Japonês – ISDB – Inaugurado em 1999, esse modelo é exclusivamente utilizado pelo Japão. Possui uma taxa que varia entre 3,65 a 23,23 Mbits. Vale ressaltar que ainda possui uma grande flexibilidade de operação para transmissões móveis e portáteis.
A implantação da TV Digital no Brasil começa oficialmente no dia 02 de dezembro de 2007, iniciando-se pela cidade de São Paulo. Atualmente 19 cidades brasileiras já possuem transmissão digital: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de janeiro, Goiânia, Porto Alegre, Curitiba, Campinas (SP), Cuiabá, Salvador, Florianópolis, Vitória (ES), Uberlândia (MG), São José do Rio Preto (SP), Teresina, Santos (SP), Brasília, Campo Grande (MS), Fortaleza, Recife.
O modelo adotado pelo país foi o padrão Japonês, cuja escolha resultou pelo fato de atender melhor as necessidades de energia nos receptores, mobilidade e portabilidade sem custo para o consumidor.
Pernambuco também já entrou na era digital, em 2 de maio de 2009, o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, autorizou o funcionamento da TV Digital para emissoras da capital. Recife é a 4ª capital do nordeste e a 19ª do país a usufruir da nova tecnologia.
Desde 16 de abril que a TV Jornal já está no ar em caráter experimental, tornando – se dessa forma a 1ª emissora do Estado a transmitir os sinais digitais, que podem ser recebidos pelo canal 35.

Educação Digital

O presente artigo foi elaborado com o intuito de mostrar a revolução digital que acontece no processo educacional nos dias atuais. Trata-se da educação digital, as várias ferramentas que auxiliam nesta metodologia, consequentemente os benefícios que são gerados.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Blog Corporativo

Artigo sobre Blog Corporativo

O presente artigo tem a finalidade de apresentar uma nova ferramenta de comunicação utilizada em algumas empresas na atualidade: o Blog Corporativo; as vantagens que este instrumento oferece a organização quando passar a usá-lo.